Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Num dia... muitos dias..."

 
António Passaporte, Fotógrafo (1901-1983)

Tomar 1950-1960

Julho a Outubro de 2011

 
Exposição Locais

CAI - Galeria IPT - O Autor, A Cidade de Tomar, as vistas e os monumentos, As Comemorações dos 800 Anos

Casa dos Cubos - O Colégio Nuno Álvares, A Barragem de Castelo do Bode, As Piscinas Municipais Vasco Jacob

Casa Vieira Guimarães - A Festa dos Tabuleiros

Inauguração a 2 de Julho


Programa

16:30- Sessão de Abertura e apresentação do Catálogo: Auditório do Centro de Arte e Imagem do IPT- Edifício Cândido Madureira, nº 13

17:30- Visita aos restantes núcleos da exposição - Casa dos Cubos e Casa Vieira Guimarães

18:30- Porto de Honra, na Casa dos Cubos

Tal como tantas outras cidades e lugares de Portugal, Tomar, não foi excepção à fotografia de António Passaporte.

A partir dos anos 40 do século XX, Passaporte foi responsável por uma vasta recolha e edição documental de um país, ainda por muitos, desconhecido. Dotado de espírito aventureiro, António Passaporte, teve uma vida cheia de histórias e peripécias. A infância em Angola, a ida para Espanha e a participação na Guerra Civil Espanhola, figurarão na exposição que estará patente em três edifícios de importante significado patrimonial nesta cidade. Esta mostra, organizada em cinco núcleos temáticos, pretende transportar o espectador numa interessante viagem no espaço e no tempo e que afinal é um roteiro fotográfico de cunho documental, situado essencialmente em Tomar, entre os anos de 1950 e de 1960.

A cidade, as ruas, os recantos, os monumentos, o rio e os jardins, a reportagem da construção da Barragem de Castelo do Bode, as grandiosas festas do Colégio Nun’Alvares e todo o seu ambiente académico, as monumentais comemorações dos 800 anos de Tomar e a Festa dos Tabuleiros, serão alguns dos temas que poderão ser vistos nesta mostra.



Esta exposição resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara Municipal de Tomar, no enquadramento de protocolo de cooperação em vigor e está integrada no programa oficial da Festa dos Tabuleiros de 2011.



Patrocínio:

EDP - Gestão de Produção de Energia

Apoio:

Câmara Municipal de Évora;

Câmara Municipal de Lisboa;

Comissão Central da Festa dos Tabuleiros

Sem comentários: